A Alfa Romeo entrou na era da electrificação, mantendo-se fiel ao próprio ADN de desportividade italiana da marca graças.
Um exclusivo da Alfa Romeo, o motor Hybrid VGT (Turbo de Geometria Variável) 48 Volts de 160 cv está, assim, a fazer a sua estreia. O motor térmico de 1,5 litros, a gasolina, com turbocompressor de geometria variável, surge acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo e o motor eléctrico P2 de 48 Volts, com 15 kW e 55 Nm (135 Nm graças à relação de transmissão 2,5:1) é capaz de impulsionar as rodas mesmo quando o motor de combustão interna é desligado. No que diz respeito à performance, dos 0 aos 100 km/h, o cronómetro indica 8,8 segundos e a velocidade máxima supera os 210 km/h.
Está, também, disponível em versão híbrida de 130 cv com uma transmissão Alfa Romeo TCT de dupla embraiagem com 7 velocidades e com o motor eléctrico P2 de 48 Volts. Neste caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,9 segundos e a velocidade máxima é de 195 km/h.

A distribuição de peso e a direcção mais directa (13,6:1) garantem que o Tonale tem reações perfeitas em estrada, colocando-o no topo da sua classe em termos de dinâmica de condução. Além disso, é o único modelo da sua categoria equipado com a tecnologia Integrated Brake System (IBS) e conta com patilhas em alumínio para controlo da transmissão, integradas na coluna de direção. As pinças fixas de travões de quatro êmbolos da Brembo, os discos ventilados na frente e os discos maciços no eixo traseiro proporcionam um desempenho de travagem assinalável. O novo Tonale Hybrid possui tracção às rodas dianteiras e conta com o sistema Dynamic Torque Vectoring da Alfa Romeo, bem como com amortecedores FSD (Frequency Selective Damping) de série. Em alternativa, está disponível a suspensão ativa “Dual Stage Valve” com amortecimento controlado electronicamente. Em ambos os casos, o esquema de suspensão prevê uma arquitetura do tipo MacPherson em ambos os eixos. A configuração tecnológica do Tonale é caracterizada por elementos técnicos exclusivos que melhoram a desportividade do automóvel, respeitando a tradição da Alfa Romeo.
O Tonale estreia a tecnologia NFT (non-fungible token), uma inovação no sector automóvel. A Alfa Romeo é o primeiro fabricante do sector a conectar um automóvel a um certificado digital NFT. A tecnologia baseia-se no conceito de “cartão blockchain”, um registo confidencial e não modificável das principais fases do ciclo de vida de um veículo individual.
Com o consentimento do cliente, o NFT registará os dados do veículo, gerando um certificado que pode ser utilizado como garantia de que o automóvel foi devidamente mantido, com um impacto positivo no seu valor residual. No mercado de automóveis usados, a certificação NFT representa uma fonte adicional de credibilidade com a qual os proprietários ou concessionários podem contar. Desta forma, os compradores ficarão tranquilos na escolha do seu automóvel usado.

O Tonale conta com a integração do assistente de voz Alexa com inteligência artificial, que proporciona a comodidade das interacções iniciadas por voz, tornando mais fácil manter as mãos no volante e os olhos na estrada. Ao pedir, simplesmente, ao Alexa, os clientes Tonale podem controlar as funções do veículo, incluindo ouvir música e audiolivros, obter indicações, consultar o trânsito, gerir os dispositivos domésticos inteligentes, entre outras funcionalidades. Os clientes podem interagir com os seus veículos naturalmente e dizer coisas como: “Alexa, encontra o posto de combustível mais próximo”, “Alexa, toca a minha ‘playlist’ de viagem” ou “Alexa, telefona para Mãe”. Através da função “MyAlfa” do Alexa, os clientes podem também receber actualizações contínuas sobre o estado do veículo a partir de casa, consultar o nível de carga ou de combustível, procurar pontos de interesse, consultar a última localização do automóvel, enviar comandos de abertura e fecho de portas à distância, entre outros.

O Tonale pode ser encomendado a partir de 20 de Maio na sua configuração Hybrid com motor de quatro cilindros e 1,5 litros de cilindrada, com 130 cv nas versões Super e Sprint, ou com 160 cv nas versões Ti e Veloce, ambas acopladas à nova transmissão automática de dupla embraiagem de 7 velocidades e com motor elétrico P2 de 48 Volts, com 15 kW de potência e 55 Nm de binário (135 Nm graças à relação de transmissão 2,5:1).