Castelo de Vide volta a liderar rating de qualidade de vida

Cinco anos depois, o concelho de Castelo de Vide volta a encabeçar a lista do rating de qualidade de vida disponibilizado na aplicação web "Municípios Online".

Cinco anos depois, o concelho de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, volta a encabeçar a lista do rating de qualidade de vida, indicador que a Marktest disponibiliza na sua aplicação web Municípios Online.

Os ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest desde 2014 que pretendem dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho.

Uma análise do rating de qualidade de vida para a edição de 2021 permite verificar que o concelho de Castelo de Vide é o que regista um valor mais elevado. Numa escala de 1 a 20, obtém 15.1.

Manteigas, que nos dois anos anteriores liderou este ranking (em 2019, a par com Castelo de Vide), baixa para a segunda posição, com 15.0.

Porto Moniz sobe da 11ª para a 3ª posição, com 14.5, enquanto Arronches, Constância e São Vicente obtêm 13.8 e completam a lista dos 6 concelhos com maior rating de qualidade de vida em 2021.

O rating de qualidade de vida é composto por 15 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.

Fonte: Grupo Marktest