A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite desta segunda-feira, “devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações“, de acordo com um comunicado divulgado esta manhã pela empresa.
A operadora de telecomunicações esclarece que, assim que foi detectado o primeiro sinal de um problema na rede, agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afectar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.
Os serviços de voz móvel já estão recuperados e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, “a dimensão e gravidade do acto criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira“, afirma a empresa.
Relativamente aos dados dos clientes, a Vodafone esclarece que “sendo certo que a investigação aprofundada do acto criminoso a que fomos sujeitos se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes, não temos a esta data quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos“.
Actualização às 18:40
A Vodafone emitiu um novo comunicado onde refere que iniciou o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G “na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição“. A operadora sublinha que “este arranque está de momento condicionado a zonas restritas do País, estando gradualmente a ser expandido para o maior número possível de clientes“. O serviço está igualmente sujeito a “algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede, bem como uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada aos nossos clientes“.