DS 9 completa a gama com dois sistemas híbridos ‘plug-in’

A DS Automobiles dá continuidade ao seu processo de transição energética dos seus modelos com a chegada da nova motorização híbrida plug-in para o DS 9.

Com uma estratégia de electrificação aplicada desde que a marca foi criada em 2014, a DS Automobiles dá continuidade ao seu processo de transição energética com a chegada de uma nova motorização híbrida ‘plug-in’ para o DS 9.

O novo DS 9 E-TENSE 250 está equipado com um motor PureTech de quatro cilindros e 200 cavalos de potência, acompanhado por um motor eléctrico de 80 kW (110 cv). Uma nova bateria de 15,6 kWh (capacidade total), com o mesmo número de células da anterior, permite percorrer até 70 quilómetros de acordo com o ciclo urbano WLTP (norma EAER City) ou 61 quilómetros no ciclo combinado WLTP. O peso do veículo não sofreu alterações. O carregador de bordo de 7,4 kW permite um carregamento completo, de 0 a 100%, em 2 horas e 23 minutos.

As emissões de CO2 são agora reduzidas para 38 g/km, registando-se um consumo de gasolina certificado de 1,1 l/100 km, no ciclo combinado WLTP.

A velocidade máxima do DS 9 E-TENSE 250 está electronicamente limitada a 240 km/h, tendo capacidade de atingir 135 km/h utilizando apenas energia eléctrica.

As encomendas do novo DS 9 E-TENSE 250 já estão abertas, prevendo-se a chegada das primeiras unidades para o primeiro trimestre de 2022. Estará disponível em Portugal com os níveis de acabamento Performance Line + e Rivoli + com preços de 62.100 euros e 64.000 euros respectivamente.

DS 9 E-TENSE 360 4×4

O Novo DS 9 E-TENSE 360 4×4 utiliza o sistema de tração dianteira do DS 9 E-TENSE 225 como base de transformação realizada na fábrica de Poissy, em França. Face à versão de tração dianteira, o DS 9 360 acrescenta discos de travão de maiores dimensões com pinças de quatro êmbolos, e um motor eléctrico traseiro com potência máxima de 83kW (113 cv) e binário máximo de 166 Nm. A velocidade máxima em modo 100% eléctrico é de 190 km/h, graças à combinação da potência dos dois motores eléctricos. As emissões de CO2 são de 41g/km (ciclo combinado WLTP) e a autonomia em modo eléctrico cifra-se em 47 km (ciclo combinado WLTP).

O período de encomendas do novo DS 9 E-TENSE 360 4×4 já se iniciou, estando o lançamento comercial previsto para o primeiro trimestre de 2022. Estará disponível em Portugal com os níveis de acabamento Performance Line + e Rivoli + com preços de 74.900 euros e 76.800 euros respectivamente.

Equipamento

No que diz respeito a equipamento, o DS 9 PERFORMANCE LINE + introduz um interior em Black Alcantara. A carroçaria é complementada pelos símbolos cromados DS PERFORMANCE LINE nas portas da frente, pelos DS WINGS e por uma faixa cromada na porta da bagageira. A grelha em preto brilhante é revestida com o logótipo DS PERFORMANCE LINE. As jantes de liga leve Black MONACO de 19” são realçadas com um tampão central Carmine.

No habitáculo, os bancos Black Alcantara/’leatherette’, com costuras Carmine e Gold, combinam com a consola central e o ‘tablier’, ambos também revestidos em Alcantara. No ‘tablier’, o símbolo com relevo, em alumínio, DS PERFORMANCE LINE ilustra a identidade da DS Automobiles. O volante multifunções é forrado em couro granulado perfurado e a cobertura do ‘airbag’ está revestida com couro e conta com costuras Carmine e Gold.

Inspirado no bairro francês de Tuileries, o DS 9 RIVOLI + combina materiais de qualidade com acabamentos ‘premium’ em forma de diamante. Existem três interiores diferentes: Basalt Black Leather (de série), ou OPÉRA com uma opção entre duas cores de couro Nappa, caracterizado por estofos Rubis Red ou Black do tipo bracelete de relógio.