Empresas aplicam moratórias de pagamento aos seus clientes

Protecção da carteira de clientes passou a ser uma prioridade para as empresas. Apenas 37% das empresas iniciam acções de cobrança após o vencimento.
Foto: FP
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A protecção da carteira de clientes passou a ser uma prioridade para as empresas na saída da pandemia de Covid-19. Apenas 37% inicia acções de cobrança após o vencimento da factura, de acordo com os dados recolhidos no inquérito de Outono do Estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform. As empresas que concedem aos seus clientes prazos adicionais superiores a 90 dias antes de iniciar os procedimentos de cobrança representam 13% do total, percentagem que duplica o valor registado há seis meses. Trata-se de um indicador de que as empresas estão a reagir às suas necessidades de crescimento atrasando o início das acções de recuperação para não deteriorar a relação comercial.

Se os clientes atrasam o pagamento das facturas, 70% das empresas renunciam à aplicação de juros de mora, 20 pontos percentuais acima do valor registado há seis meses. Apenas 1% das empresas é sistemático à hora de exercer este direito.

Entre as empresas que aplicam juros de mora de forma automática sem necessidade de pré-aviso ou requerimento ao cliente, o inquérito do Outono revela que 99% das empresas reclamam juros abaixo dos valores que lhe corresponderiam legalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE