A Lexus apresentou esta semana o RZ 450e, um SUV 100% eléctrico, o primeiro veículo da marca desenvolvido de raiz para ser um eléctrico a bateria.
A marca refere, em comunicado, que aproveitou a liberdade de design oferecida pelos BEV (Battery Electric Vehicle) para criar um veículo que se distinguisse significativamente dos modelos convencionais, e que ao mesmo tempo representa o design Lexus “Next Chapter”, uma abordagem que procura uma estética e proporções únicas, nascidas do desempenho dinâmico do veículo.
O conceito de design é “E-moção contínua”, expressão do carácter potente e da aceleração contínua dos BEV. O resultado é uma forma simples, que capta o espírito da evolução tecnológica, da função e do desempenho.
O design frontal distingue o RZ como um BEV. Sem motor de combustão interna, o capot foi rebaixado e as entradas de ar foram reduzidas. A grelha frontal tem sido a imagem de marca dos modelos Lexus na última década, mas com o RZ, a forma de fuso evoluiu tridimensionalmente e está agora aplicado à carroçaria do veículo.
O visual é acentuado pelos acabamentos do que normalmente seria a grelha, na cor da carroçaria do carro, escurecendo de ambos os lados. A maior flexibilidade de design também permitiu a produção de guarda-lamas dianteiros mais musculosas. O efeito é reforçado por uma pintura em dois tons, que estende a área preta de contraste do tecto ao capot.
Os novos faróis fundem-se na carroçaria. Ultrafinos, realçam o L da Lexus das luzes diurnas. Os faróis principais e os piscas são menos proeminentes.
O perfil lateral do automóvel desliza para a traseira numa silhueta suave. O anguloso design frontal gera uma sensação de potência e de movimento, enquanto a traseira compacta sublinha o perfil de SUV.
A distância entre eixos de 2.850 mm aumenta o impacto do design, expressa o baixo centro de gravidade e proporciona um bom equilíbrio de massas. As rodas – de 18 polegadas de série ou, nas versões mais equipadas, de 20 polegadas – foram empurradas para os cantos do automóvel.
O carácter BEV também está patente no design da traseira do RZ, com um visual moderno e tecnológico. O spoiler dividido estende o fluxo traseiro do design e contribui para o desempenho estável do modelo.
A assinatura luminosa traseira que percorre a largura do carro tornou-se uma característica marcante do design da Lexus. Aqui, aparece de forma nítida e minimalista, com as linhas superior e inferior o mais finas possível, para conferir a sensação de simplicidade e precisão.
O RZ usa uma bateria de iões de lítio numa bateria de 96 células, com uma potência total de 71,4 kW. Está totalmente localizada por debaixo do habitáculo e faz parte integrante da plataforma. O seu posicionamento também contribui para o baixo centro de gravidade do carro.
A longevidade da bateria foi uma das principais preocupações, especialmente no que toca ao nível de desempenho que poderia ser esperado após 10 anos de condução. A Lexus espera que a bateria do RZ retenha mais de 90% da sua capacidade dentro desse prazo.
Os pormenores sobre da autonomia do veículo e os tempos de carregamento da bateria serão anunciados posteriormente, mas a Lexus espera que o RZ tenha capacidade para passar os 400 km no ciclo WLTP combinado.
Será possível encomendar o novo RZ 450e a partir de Outubro e, segundo a Lexus, as primeiras entregas podem ocorrer logo no início de 2023.
