EU City Facility abre a terceira chamada para inscrições

EU City Facility é um projecto financiado pela União Europeia que apoia municípios e Autoridades locais para acelerar os investimentos em energia sustentável.

O EU City Facility (EUCF), um projecto financiado pela União Europeia que apoia os municípios e Autoridades locais para acelerar os investimentos em energia sustentável, tem a decorrer o seu 3º concurso.

A terceira chamada do EU City Facility apoiará o desenvolvimento de 69 conceitos de investimento, com um orçamento total de 4,14 milhões de euros. As edições anteriores das instalações da cidade da UE viram o financiamento de 30 conceitos de investimento em 14 países (1ª chamada) e a selecção de 69 candidatos aprovados (2ª chamada) de 19 países, actualmente no processo de assinatura dos seus acordos oficiais.

O que é financiado

O EUCF financia o desenvolvimento de um Conceito de Investimento, com uma concessão fixa até 60.000 euros. Os beneficiários bem-sucedidos usam a bolsa para apoiar as actividades necessárias para o desenvolvimento do conceito de investimento, incluindo estudos técnicos de viabilidade, análise de mercado, análise de stakeholders, análise jurídica, económica e financeira e análise de risco, que são necessários para desenvolver o conceito de investimento. O subsídio não pode financiar directamente os investimentos actuais, mas cobre os custos de mobilização de recursos e acesso a serviços, para desenvolver um conceito de investimento.

A convocatória está aberta a todos os municípios / autoridades locais, agrupamentos, bem como a entidades públicas que agregam os municípios / autoridades locais em toda a EU – 27,  os Estados EEE-EFTA (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e Reino Unido. 

O prazo para apresentação de candidaturas decorre até 17 de Dezembro de 2021.