O aumento dos preços e a inflação na União Europeia são as principais preocupações para 54% dos portugueses inquiridos num Eurobarómetro divulgado esta segunda-feira. Uma percentagem acima da média comunitária.
No Eurobarómetro de inverno de 2022, foram realizadas entrevistas a 1.056 pessoas em Portugal entre os dias 19 de Janeiro e 14 de Fevereiro, ainda antes da invasão da Rússia à Ucrânia.
Os resultados publicados esta segunda-feira revelam que 54% dos inquiridos portugueses neste Eurobarómetro consideram como principal preocupação pessoal naquele momento o aumento dos preços, inflação e o custo de vida, o que representa uma subida de 17 pontos percentuais face ao inquérito realizado no ano passado e que compara com uma percentagem de 51% de média da União Europeia.
Entre as preocupações pessoais dos entrevistados em Portugal estão também a saúde (22%, contra 26% de média da UE), situação financeira do agregado familiar (10%, contra 13% de média da UE) e ainda o ambiente e as alterações climáticas (5%, contra 12% de média da UE).