Perante a escalada dos preços da gasolina e do gasóleo, o Governo, os ambientalistas e as marcas de automóveis incentivam os automobilitas a optarem pelos veículos eléctricos, uma vez que o valor consumido por quilómetro num carro eléctrico é bastante inferior ao de um veículo com motor de combustão. Isto tendo em conta os valores actuais.
Com o crescente número de veículos eléctricos, muitos automobilistas questionam se os preços da energia vão continuar a ser competitivos ou se, no futuro, estarão em níveis idênticos ou até superiores aos que são hoje praticados na comercialização de gasolina e de gasóleo.
Para já, os clientes da Galp foram informados que haverá uma nova actualização das tarifas a partir de 1 de Fevereiro. A electricidade para o carregamento de viaturas eléctricas passa a custar mais 5,6% nas horas de vazio e 4,5% fora das horas de vazio.
No ano passado, por cada kWh, um automobilista pagava 0,163 euros, passou a pagar 0,179 euros a 1 de Janeiro de 2022 e, um mês depois, a 1 de Fevereiro o valor volta a ser alterado, desta vez para 0,189 euros.
A Galp justifica os aumentos com o apoio financeiro concedido aos consumidores pelo Fundo Ambiental sobre a tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Eléctrica e depois da actualização das tarifas de acesso às redes.