Face à escalada de preços nos mercados grossistas do gás natural, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) actualizou o preço da tarifa de energia do mercado regulado, com uma subida de 2 euros por MWh, com efeitos a partir de 1 de Abril. Esta actualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afectados pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia, alterando os pressupostos que estavam na base dos preços em vigor no mercado regulado. A tarifa de Energia reflecte o custo de aquisição de energia do comercializador de último recurso grossista, sendo uma das componentes do preço final pago pelos consumidores no mercado regulado.
Segundo comunicado da ERSE, divulgado na tarde desta terça-feira, para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, a actualização representa um aumento de aproximadamente 3% na factura média mensal de gás natural.
Em Janeiro de 2022, o mercado regulado de gás natural contabilizava um total de 230.000 clientes, representando cerca de 2,2% do consumo total.