O Governo decidiu prolongar o apoio de 20 euros do AUTOvoucher em Abril, depois de ter sido reforçado em Março para tentar minimizar a escalada dos preços dos combustíveis.
No início de Março, o Governo aumentou o desconto nos combustíveis, atribuído através do AUTOvoucher, ao passar de 5 para 20 euros. Este subsídio foi criado para vigorar entre os meses de Novembro de 2021 e Março de 2022. Inicialmente, consistia num valor equivalente a 10 cêntimos por litro até ao máximo de 50 litros por mês, o que totalizava 5 euros mensais de apoio, tendo depois aumentado para os actuais 20 euros, o que se traduz num retorno de 40 cêntimos por litro num abastecimento máximo de 50 litros mensais.
Para beneficiar do AUTOvoucher, os contribuintes devem fazer o registo na plataforma em ivaucher.pt. Segundo os dados mais recentes do Governo, comunicados na sexta-feira, somam-se mais de 2,5 milhões de contribuintes que já aderiram ao AUTOvoucher, num total de cerca de 30 milhões de euros em reembolsos desde que o benefício de 5 euros mensais foi alargado para 20 euros.
De referir ainda que, em resultado da subida dos preços dos combustíveis, na próxima semana o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos baixa 1,3 cêntimos por litro de gasóleo, não sofrendo alterações na gasolina.
Este é outro mecanismo criado pelo Governo para minimizar a escalada dos preços dos combustíveis, ao reduzir o ISP na proporção idêntica à receita adicional que seria obtida com o IVA devido aos aumentos da gasolina e do gasóleo. Isto porque o Governo não pode alterar directamente o IVA sem o aval da União Europeia.