Impacto da guerra no custo de vida preocupa os portugueses

Os cidadãos de Portugal, Itália e França, são os mais preocupados com o impacto da guerra no custo de vida e nos preços de energia, segundo uma sondagem.

Os portugueses estão no grupo de cidadãos europeus que revelam maior preocupação com o impacto da guerra na Ucrânia no custo de vida, segundo uma sondagem do Conselho Europeu para as Relações Exteriores.

Os cidadãos de Portugal, Itália e França, são os mais preocupados com o impacto da guerra no custo de vida e nos preços de energia. Por outro lado, os da Suécia, Polónia e Roménia, são os menos preocupados com essa questão.

Os suecos, finlandeses e franceses estão mais preocupados com a ameaça de ataques cibernéticos russos do que os outros cidadãos europeus.

Já os países localizados mais próximos da Rússia, como são casos da Finlândia, Polónia, Roménia e Suécia, estão preocupados com uma possível ameaça de açcão militar russa.

Com cerca de 8.000 inquiridos, a sondagem foi feita no Reino Unido e em nove Estados-membros da União Europeia: Portugal, França, Espanha, Roménia, Suécia, Finlândia, Alemanha, Itália e Polónia.