Independentes devem declarar rendimentos até 31 de Janeiro

A entrega da declaração é feita através da Segurança Social Directa. O trabalhador independente fica a saber de imediato o valor das próximas contribuições.

Os trabalhadores independentes têm até ao final deste mês de Janeiro para fazer a entrega da declaração trimestral de rendimentos à Segurança Social, referente aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2021, para efeitos do cálculo das contribuições a pagar nos meses de Fevereiro, Março e Abril.

A entrega da declaração é feita através da Segurança Social Directa. Ao submeter os rendimentos dos últimos três meses o trabalhador independente fica a saber de imediato o valor das próximas três contribuições.

Ao entrar na área pessoal da Segurança Social Directa, deve seleccionar o separador ‘Emprego’, escolher a opção ‘Trabalhadores Independentes’, depois clicar em ‘Regime declaração trimestral’ e ‘Registar declaração trimestral’.

Esta declaração de rendimentos é entregue nos meses de Janeiro, Abril, Julho e Outubro, sempre com a indicação dos rendimentos dos três meses anteriores, para que o valor das contribuições para a Segurança Social esteja adequado às possíveis oscilações dos rendimentos de quem não tem um salário mensal definido.