O Índice de Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de -3,2% em Janeiro (0,8% em Dezembro), resultado determinado em larga medida pela forte contracção nas actividades de produção de energia e automóvel, segundo o relatório divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
Excluindo os agrupamentos de Energia e Investimento, a variação do índice foi de 1,8% em Janeiro (2,4% em Dezembro). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em -1,7% (1,6% em Dezembro).
O Índice de Produção Industrial registou uma variação mensal de -5% em janeiro (1,4% em Dezembro).
Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram contributos negativos para a variação do índice total, destacando-se, pela sua intensidade, o do agrupamento de Bens de Investimento (-2,3 pontos percentuais), que resultou de uma taxa de variação de -14,5% (5,8% no mês anterior).
De acordo com o INE, os Bens Intermédios contribuíram com -1,2 pontos percentuais, em consequência de uma variação mensal de -3,4% (0,6% em Dezembro). O agrupamento de Energia registou uma taxa de variação de -5,9% (5,1% no mês anterior), que originou um contributo de -1 ponto percentual.