Mais de 80% dos consumidores afirmam escolher o Portal da Queixa para resolver um problema que tenham com uma marca ou entidade, como revela um estudo de opinião efectuado junto dos utilizadores da plataforma. Os inquiridos apontam a exposição pública da reclamação e a facilidade de contacto com as marcas como os aspectos que mais valorizam na utilização da rede social de consumidores. A plataforma conta hoje com mais de um milhão de utilizadores registados. A destacar que 98% dos acessos são para pesquisar sobre marcas e não para reclamar. Segundo indica o estudo, 77,9% dos consumidores desistem de comprar ao ler más experiências e que não estejam resolvidas.
O Portal da Queixa assume-se como “referência nacional em matéria de consumo, tornando-se na primeira opção eleita pelos portugueses na hora de reclamar ou partilhar uma experiência, mas também é o canal escolhido pelos consumidores para pesquisa de informações acerca de uma marca ou serviço antes da decisão da compra“.
Face a este posicionamento, o Portal da Queixa elaborou um estudo de opinião para ouvir os seus utilizadores e apurar ainda quais as tendências de comportamento actuais. O inquérito foi realizado junto de um universo de mais de 2.500 pessoas entre os dias 05 de Dezembro de 2021 e 03 de Janeiro de 2022.
De acordo com o estudo, para mais de 80% dos consumidores inquiridos, o Portal da Queixa é a opção indicada para resolver um problema.
À questão “Porque considera o Portal da Queixa uma opção para resolver o(s) seu(s) problema(s)?”, os participantes do estudo respondem que “a exposição pública do problema” e “a facilidade de contacto com as marcas” são os aspectos que mais valorizam na plataforma.
Mais de 70% dos participantes no estudo referiram já ter apresentado uma reclamação no Portal da Queixa. Destes, cerca de 60% afirmaram ter encontrado na plataforma a solução para o seu problema.
No que diz respeito à avaliação da experiência com o Portal da Queixa, numa escala de 0 a 10 o nível de satisfação com a plataforma é superior a 8 para mais de 60% dos utilizadores.
Decisão de compra: 77,9% desistem ao ler más experiências
À questão “Antes de comprar, tem por hábito ler experiências de outros utilizadores online?”, mais de 72% dos inquiridos afirmam que antes de comprar têm por hábito ler experiências de outros utilizadores online.
E se a opinião de outros consumidores influencia na decisão de compra, mais de 72% dos inquiridos respondem que “sim”.
À pergunta “Já desistiu de comprar por ler experiências negativas, de outros consumidores, que não tenham sido resolvidas?”, 77,9% afirmam que já desistiram de comprar após ler experiências negativas, de outros consumidores, que não tenham sido resolvidas.