NOS lança serviço de navegação segura contra ameaças online

O serviço combate ameaças como phishing e malware, sem necessidade de instalar aplicações. Esta solução foi desenvolvida pela NOS em parceria com a Cisco.

No Dia Mundial da Internet e face a um contexto em que a segurança digital é cada vez mais relevante, a NOS lança o serviço Navegação Segura, desenhado para proteger as famílias portuguesas durante a utilização da internet. Esta solução oferece a primeira linha de defesa contra ameaças online, garantido uma navegação segura dentro e fora de casa, em rede móvel e fixa e em qualquer browser.

Desenvolvido em parceria com a Cisco, o Navegação Segura é compatível com todos os sistemas operativos, dispensa a instalação de apps e softwares e não tem qualquer impacto no desempenho da internet, tanto na velocidade, como na latência, assegura a operadora de telecomunicações.

O serviço é dotado de Bloqueio Inteligente, um algoritmo desenvolvido pela Cisco, que monitoriza constantemente as ameaças e actualiza a base de dados de sites maliciosos automaticamente. Assim, é feita uma análise sempre que os clientes da NOS acedem a um site novo e, no caso de este estar sinalizado como perigoso, o acesso ao mesmo é bloqueado de imediato, com o objectivo de proteger os clientes contra ciberataques e ameaças como vírus, phishing e malware.

Imagem: NOS

O Navegação Segura é aplicável a todos os equipamentos – seja um smartphone, um tablet ou um computador – que estejam ligados à rede da NOS, em dois serviços distintos: o de protecção na rede móvel e o de protecção na rede fixa. No primeiro caso, a solução faz a identificação e bloqueio de ameaças directamente na rede móvel da NOS, podendo o cliente mudar de equipamento e manter a protecção, desde que o número associado ao serviço se mantenha o mesmo. No caso da rede fixa, a protecção multiutilizador actua ao nível residencial, protegendo todos os equipamentos que estejam conectados à rede fixa e Wi-Fi do cliente.

Disponível para todos os clientes NOS com internet fixa e/ou móvel contratada, a adesão não requer fidelização e dispõe de um período de 30 dias de experimentação gratuita. O Navegação Segura para Móvel está disponível por 0,99 euros por mês por cada cartão móvel, e a solução Navegação Segura para Fixo por um valor de 2,99 euros por mês.