A NOS revelou esta sexta-feira que o investimento na digitalização e desmaterialização dos seus processos, com a implementação de soluções alternativas, resultou no aumento do número de clientes que passou a receber a factura electrónica, tendo aumentado de 40% em 2018, para 75%, em 2021, ou seja, três em cada quatro clientes NOS.
A aposta da NOS na transformação digital dos processos de facturação traduz-se na poupança de 131 toneladas de papel por ano, evitando, assim, o abate de 3.458 árvores necessárias à sua produção. Desta forma, é ainda possível reduzir substancialmente o consumo de outros materiais de impressão, como tintas, colas e solventes, bem como a emissão de gases com efeito estufa associados ao transporte, obtendo ganhos de eficiência transversais.
Considerando o período entre 2018 e 2021, a aposta da NOS no processo de faturação electrónica em detrimento da factura em formato impresso possibilitou uma poupança acumulada de 416 toneladas de papel. Em paralelo, esta alteração melhorou a experiência de compreensão da factura e a experiência de pagamento através das suas plataformas digitais.
A NOS refere, em comunicado, que está igualmente a desmaterializar processos internos, registando poupanças importantes de recursos. É o caso da utilização de plataformas digitais dedicadas que, em 2021, permitiu que a NOS recebesse mais de 60% das facturas de fornecedores por via electrónica, num total de cerca de 200.000 documentos.
Ao nível da logística, foram digitalizadas e optimizadas operações de expedição, bem como redefinidos processos de operação do armazém, o que permitiu eliminar 11 toneladas de papel e duas toneladas de plástico.