Pulsar EconómicoPulsar Económico
  • Primeira Página
  • Últimas
  • Economia
  • Empresas
  • Banca
  • Tecnologia
  • Motores
Pesquisa
  • Sobre
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Publicidade
  • Rádio
  • Artigos Favoritos
  • Editar Interesses
  • Termos e Condições
  • Privacidade
  • Cookies
© PULSAR ECONÓMICO 2022
A ler: Novos DS 9 E-Tense 250 e 4×4 360 chegam a Portugal em Abril
Notificações Mostrar Mais
Últimas
World Map
Risco de crédito elevado no sector de bens duradouros
20-05-2022 · 11:17
Foto: Scott Graham
Só 36% iniciam acções de cobrança de facturas vencidas
19-05-2022 · 14:06
Combustíveis
Portugal com preços dos combustíveis acima da média da UE
18-05-2022 · 17:09
Foto: Timon Studler
25,6% dos desempregados transitaram para o emprego no 1.ºT
18-05-2022 · 14:54
Gráficos
Preços prosseguem trajectória ascendente no mês de Maio
18-05-2022 · 12:56
Aa
Pulsar EconómicoPulsar Económico
Aa
  • Economia
  • Empresas
  • Banca
  • Tecnologia
  • Motores
  • Rádio
  • Contactos
Pesquisa
  • Economia
  • Empresas
  • Banca
  • Tecnologia
  • Motores
  • Rádio
  • Contactos
© PULSAR ECONOMICO 2022
Pulsar Económico > Últimas > Motores > Novos DS 9 E-Tense 250 e 4×4 360 chegam a Portugal em Abril
Motores

Novos DS 9 E-Tense 250 e 4×4 360 chegam a Portugal em Abril

Pulsar Económico 23-02-2022 · 16:37
DS 9
Foto: DS
Partilhar

Com uma estratégia de electrificação implementada desde a criação da marca, em 2014, a DS Automobiles dá continuidade ao seu processo de transição energética com o lançamento no mercado nacional da sua berlina estatutária, o DS 9, agora com duas novas motorizações híbridas plug-in, soluções mecânicas de 360 cavalos e tracção integral e de 250 cavalos e duas rodas motrizes.

DS 9 E-TENSE 4×4 360: 360 cavalos e tracção integral

O DS 9 E-TENSE 4×4 360 conta com eixos dianteiros e traseiros específicos, dotados de vias mais largas. O sistema de travagem foi reforçado com pinças de quatro pistões para uma melhor distribuição do esforço em situações de carga mais exigentes, contando com discos de 380 mm x 32 mm à frente (mais 50 mm x 2 mm em comparação com o DS 9 E-TENSE 225) e 290 x 12 mm atrás. Tal como no monolugar Campeão de Fórmula E, esse suplemento mecânico só é fornecido quando necessário, após a recuperação de energia. Os amortecedores, molas e barra de estabilização são específicos, bem como a cartografia do motor.

Um bloco de quatro cilindros de 200 cavalos associado a dois conjuntos eléctricos, um de 110 cavalos de potência (integrado na caixa de velocidades, à frente) e outro de 113 cavalos de potência (acoplado ao eixo traseiro) são complementados por um sistema inteligente de tracção às quatro rodas. A bateria de 11,9 kWh beneficia de um sistema avançado de gestão para conservar energia de modo a responder às diferentes exigências.

Em modo zero emissões, o DS 9 E-TENSE 4×4 360 percorre 51 quilómetros (ciclo WLTP; norma EAER Combinado). O consumo de combustível é contido em 1,8 litros aos 100 km com emissões de CO2 homologadas em 41 gramas por quilómetro (ciclo WLTP, circuito misto).

A velocidade máxima do DS 9 E-TENSE 4×4 360 é limitada electronicamente a 250 km/h, tendo a capacidade de atingir 140 km/h apenas em potência eléctrica. A reprise dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 5,6 segundos.

Para além das suas jantes exclusivas em liga leve Munique, de 20 polegadas, e pinças de travão DS Performance, o DS 9 E-TENSE 4×4 360 ostenta badges específicos DS Performance à frente e na tampa da bagageira.

App DS Energy Coach

Desenvolvida com a DS Performance e pelo duplo-Campeão de Fórmula E, Jean-Éric Vergne, a app DS Energy Coach ajuda o condutor a optimizar a regeneração energética durante as fases de desaceleração. Os resultados são-lhe apresentados no ecrã central.

A montagem dos conjuntos mecânicos e das ligações ao solo do DS 9 E-TENSE 4×4 360 é feita na fábrica de Poissy, em França.

Na sequência do período de pré-encomendas do novo DS 9 E-TENSE 4×4 360, iniciado no final do ano de 2021, seguir-se-á, em Abril, o lançamento comercial em Portugal, numa proposta que estará disponível com os níveis de acabamento Performance Line + e Rivoli +. Os respectivos preços de comercialização são de 74.900 euros e de 76.800 euros.

DS 9 E-TENSE 250: 70 km de autonomia em modo zero emissões

O novo DS 9 E-TENSE 250 está equipado com um motor PureTech de quatro cilindros e 200 cavalos de potência, acompanhado por um motor eléctrico de 80 kW (110 cv). Uma nova bateria de 15,6 kWh permite percorrer um máximo de 67 quilómetros (ciclo WLTP; norma EAER Combinado). O carregador de bordo de 7,4 kW permite um carregamento completo em 2 horas e 23 minutos.

As emissões de CO2 vêem-se agora reduzidas para apenas 26 gramas por quilómetro, estando o consumo de combustível homologado em 1,1 litros aos 100 km, segundo o ciclo combinado WLTP. A velocidade máxima do DS 9 E-TENSE 250, de duas rodas motrizes, está electronicamente limitada a 240 km/h, tendo capacidade de atingir 135 km/h utilizando apenas energia eléctrica. Os 0 aos 100 km/h são alcançados em 8,1 segundos.

À semelhança da versão de maior potência, o DS 9 E-TENSE 250 apresenta um diferencial de 1.900 euros entre os níveis de equipamento Performance Line + e Rivoli +, sendo os seus preços de comercialização de 62.100 euros e 64.000 euros, respectivamente. A chegada ao nosso país acontecerá, igualmente, no mês de Abril.

Equipamento

No que diz respeito ao equipamento, o DS 9 Performance Line + introduz um interior em Black Alcantara, a carroçaria é complementada pelos símbolos cromados DS Performance Line nas portas da frente, pelos DS Wings e por uma faixa cromada na porta da bagageira. A grelha em preto brilhante é revestida com o logótipo DS Performance Line. As jantes de liga leve Black Monaco de 19″ são realçadas com um tampão central Carmine.

No habitáculo, os bancos Black Alcantara/’leatherette’, com costuras Carmine e Gold, combinam com a consola central e o ‘tablier’, ambos também revestidos em Alcantara. No ‘tablier’, o símbolo com relevo, em alumínio, DS Performance Line ilustra o ‘savoir-faire’ típico da DS Automobiles. O volante multifunções é forrado em couro granulado perfurado e a cobertura do ‘airbag’ está revestida com couro e conta com costuras Carmine e Gold.

Inspirado no bairro francês de Tuileries, o DS 9 Rivoli + combina materiais de qualidade com acabamentos ‘premium’ em forma de diamante. Existem três interiores diferentes: Basalt Black Leather (de série), ou OPÉRA com uma opção entre duas cores de couro Nappa, caracterizado por estofos Rubis Red ou Black do tipo bracelete de relógio.

O vidro acústico laminado combina com uma carroçaria de elevada rigidez capaz de eliminar as vibrações.

Tecnologias de segurança e apoio à condução

Com o amortecimento DS Active Scan Suspension, uma câmara no topo do para-brisas ‘lê’ a estrada, enquanto quatro sensores de posição e três acelerómetros registam cada movimento e transmitem a informação a um computador, podendo actuar sobre cada uma das rodas independentemente para melhorar a segurança e o conforto.

Com o DS Drive Assist o DS 9 oferece condução semiautónoma de nível 2, que lhe permite percorrer distâncias com o maior conforto e níveis de segurança melhorados. A velocidade é controlada de acordo com o ambiente envolvente do DS 9. O sistema utiliza sensores para ajustar permanentemente a direcção, posicionando o automóvel precisamente na faixa escolhida pelo condutor.

Utilizável até 180 km/h, o DS Drive Assist controla a velocidade e a direcção, sob a supervisão do condutor, a fim de garantir segurança e tranquilidade.

O controlo da velocidade é feito através de um sistema adaptativo de programador de velocidade que supervisiona a condução em situações de congestionamento de tráfego: o DS 9 arranca automaticamente se estiver parado durante menos de três segundos. Se estiver parado por mais tempo, basta premir uma tecla ou o pedal do acelerador para retomar o andamento.

A câmara de bordo DS Drive Assist reconhece os traços contínuos e descontínuos do pavimento. Em condução, a mesma câmara analisa constantemente as imagens e interpreta as situações, permitindo que o automóvel se mantenha na sua faixa. Se o condutor desejar retomar o controlo da direção, um controlo firme do volante interromperá o funcionamento do sistema. Também é interrompido pela activação dos indicadores de mudança de direcção. O DS Drive Assist pode ser activado a partir de 30 km/h.

Para o estacionamento, o DS Park Pilot detecta um lugar de estacionamento ao passar por este a uma velocidade inferior a 30 km/h. O condutor indica, então, no ecrã táctil que deseja estacionar, em paralelo ou em espinha. Depois, terá apenas que manter o botão “Park” premido e esperar que a tecnologia faça o seu trabalho. Aceleração, travagem e direcção são automaticamente controladas. O DS Park Pilot também pode ajudar a sair de um local de estacionamento.

Nas viagens longas, a má visibilidade ou a falta de atenção são muitas vezes sinónimos de perigo. Para tornar a condução mais segura, o DS Safety reúne sete funções principais: DS Night Vision, DS Driver Attention Monitoring, DS Active Led Vision, Active Blind Spot Detection, Active Safety Brake, Extended Traffic Sign Signal Recognition e Lane Keeping Assisting.

Com o DS Night Vision a câmara de infravermelhos deste sistema, colocada na grelha frontal, detecta peões, ciclistas e animais na faixa de rodagem, até uma distância de 150 metros para a frente. O condutor obtém uma imagem em infravermelhos no painel de instrumentos digital e verá o perigo delineado em amarelo, depois em vermelho, dependendo da gravidade da situação. Alertados desta forma, os condutores poderão, assim, reagir atempadamente.

Através de uma câmara de infravermelhos montada no topo da coluna de direção e de uma câmara no topo do para-brisas, o DS Driver Attention Monitoring vigia continuamente os olhos do condutor em busca de sinais de fadiga (piscar de olhos constante), o seu rosto (para onde está a olhar) e os movimentos da cabeça, procurando sinais de distracção, bem como a trajectória do automóvel sobre as faixas na estrada, particularmente os movimentos errantes de direcção por parte do condutor. Pode detectar qualquer perda de atenção devido a uma situação anormal num destes factores e faz soar automaticamente um alerta sonoro, ao mesmo tempo que surge um aviso no ecrã central, de dia ou de noite.

Preços

Os preços de venda ao público, recomendados, começam nos 62.100 euros na versão DS 9 E-Tense 4×2 250 Performance Line + e vão até aos 76.800 euros fixados para o DS 9 E-Tense 4×4 360 Rivoli +.

PUBLICIDADE
Foto: NOS
Tecnologia

NOS lança serviço de navegação segura contra ameaças online

O serviço combate ameaças como phishing e malware, sem necessidade de instalar aplicações. Esta solução foi desenvolvida pela NOS em parceria com a Cisco.

Rui Anacleto 17-05-2022 · 13:04
Vodafone
Empresas

Receitas de Serviço da Vodafone crescem 7,2% para 1.061 M€

As Receitas de Serviço atingiram 1.061 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 7,2% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Rui Anacleto 17-05-2022 · 12:13
Multivision
Empresas

Multivision quer duplicar o tamanho da equipa até 2025

A empresa quer contratar 300 profissionais na área das Tecnologias da Informação, até ao final do ano. O objetivo é duplicar a equipa dentro de três anos.

Rui Anacleto 17-05-2022 · 11:51
Microsoft
Tecnologia

Microsoft apresenta Viva Goals para gestão dos objectivos

O Viva Goals é a primeira plataforma de Employee Experience que reúne ferramentas de colaboração, aprendizagem, bem-estar e insights no fluxo de trabalho.

Pulsar Económico 17-05-2022 · 11:36
Pulsar Económico 23-02-2022 · 16:37
PUBLICIDADE
World Map

Risco de crédito elevado no sector de bens duradouros

Rui Anacleto 20-05-2022 · 11:17
Foto: Scott Graham

Só 36% iniciam acções de cobrança de facturas vencidas

Rui Anacleto 19-05-2022 · 14:06
Combustíveis

Portugal com preços dos combustíveis acima da média da UE

Rui Anacleto 18-05-2022 · 17:09
Foto: Timon Studler

25,6% dos desempregados transitaram para o emprego no 1.ºT

Rui Anacleto 18-05-2022 · 14:54
PUBLICIDADE
WOOK - www.wook.pt
PUBLICIDADE
Shopkit - Cria a tua loja online

Destaques

Mazda MX-30

Mazda MX-30 renovado começa a ser entregue a partir de Julho

Rui Anacleto 15-05-2022 · 09:18
Volvo

Volvo quer esclarecer dúvidas sobre mobilidade eléctrica

Pulsar Económico 13-05-2022 · 15:48
Foto: Alfa Romeo

Alfa Romeo Tonale: O primeiro C-SUV electrificado da marca

Pulsar Económico 08-05-2022 · 15:40
Foto: Abarth

Novo Abarth 695 Tributo 131 Rally: O regresso da lenda

Pulsar Económico 08-05-2022 · 09:50
Foto: Opel (Stellantis)

Novo Opel Grandland já disponível nos concessionários

Pulsar Económico 07-05-2022 · 09:44
Dacia

Dacia produz o automóvel 10 milhões da história da marca

Rui Anacleto 28-04-2022 · 16:58

Direcção e Propriedade: Rui Anacleto

  • Sobre
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Publicidade
  • Rádio
  • Artigos Favoritos
  • Editar Interesses
  • Últimas
  • Economia
  • Empresas
  • Tecnologia

© PULSAR ECONÓMICO 2022

  • Termos e Condições
  • Privacidade
  • Cookies

Removido da lista de leitura

Desfazer
Está a utilizar um AdBlock
A consulta do conteúdo do Pulsar Económico não representa qualquer custo para o utilizador, sendo os custos suportados pela publicidade. Os anúncios que apresentamos não são invasivos e não prejudicam a leitura dos artigos. Para continuar a aceder ao site, por favor, desactive o AdBlock.
Okay, I'll Whitelist
Rádio / Podcast

Sign in to your account

Lost your password?