Portugal com preços dos combustíveis acima da média da UE

Os preços médios de venda da gasolina e do gasóleo praticados em Portugal no primeiro trimestre de 2022 foram superiores aos valores médios registados na UE.

Os preços médios de venda da gasolina e do gasóleo praticados em Portugal no primeiro trimestre de 2022 foram superiores aos valores médios registados na União Europeia, de acordo com o boletim de preços do espaço comunitário relativo aos combustíveis, publicado esta quarta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Os preços médios da gasolina na União Europeia, antes de impostos, registaram um aumento de 9,7 cêntimos por litro entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, totalizando um valor de 0,81 euros por litro. Já no caso de Portugal, foi praticado um valor de 0,84 euros por litro, um valor 2,5 cêntimos inferior ao de Espanha, que registou 0,86 cêntimos por litro. No entanto, a carga fiscal de 54% aplicada à gasolina em Portugal leva o país vinho a ser mais competitivo.

Na União Europeia, os preços médios do gasóleo, sem impostos, aumentaram 13,4 cêntimos por litro no mesmo período, para 0,89 euros por litro. Na comparação entre Portugal e Espanha, os preços antes de impostos são praticamente iguais, na ordem dos 88 cêntimos por litro. Na venda ao público, o litro de gasóleo foi vendido em Espanha por um valor médio de 1,52 euros, enquanto em Portugal cada litro custou, em média, 1,70 euros.