O Media & Advertising Global Report 2021, do Grupo Marktest, reúne a informação mais relevante sobre audiências de meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa. Uma análise dos dados disponíveis sobre o meio rádio, com base no estudo Bareme Rádio da Marktest, permite verificar que o tempo médio dedicado a este meio em Portugal subiu para 3 horas e 10 minutos por dia.
De acordo com a Marktest, o consumo de rádio aumentou em Portugal no último ano, crescendo de uma audiência acumulada de véspera de 55,8% para 59,3%. Esta tendência no hábito de ouvir rádio repercutiu-se também no tempo médio dedicado a este meio de comunicação, que aumentou 6 minutos por dia, para uma média de 3 horas e 10 minutos.
Esta são duas das conclusões que constam na primeira edição do Media & Advertising Global Report, produzido pelo Grupo Marktest, que reúne a informação mais relevante sobre audiências de meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa no mercado português em 2021.
No que respeita ao segmento de rádio, a análise compilada neste Media & Advertising Global Report revela ainda que o período entre as 6h00 e as 10h00 da manhã é aquele em que se verifica um maior consumo deste meio, com 30,7% de audiência acumulada de véspera.
A análise à segmentação de públicos permite perceber que os indivíduos dos 35 aos 44 anos são aqueles que apresentam maior afinidade com o meio rádio, registando níveis de audiência 29% acima da média.
Entre os grupos ocupacionais, os técnicos especializados e pequenos proprietários são quem regista maior audiência de rádio (32% acima da média), seguidos dos empregados dos serviços e comércio (com mais 26% de audiência do que a média). Os indivíduos pertencentes à classe alta têm também um consumo de rádio 24% acima do valor médio.
Fonte: Marktest