Preço da electricidade no mercado regulado sobe 0,2% em 2022

O preço da electricidade para os consumidores que permanecem no mercado regulado aumenta 0,2% no próximo ano, como anunciou a ERSE esta quarta-feira.

O preço da electricidade para os consumidores que permanecem no mercado regulado vai aumentar 0,2% no próximo ano, anunciou esta quarta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Para os consumidores que permaneçam no mercado regulado (que representam 5% do consumo total e 915.000 clientes) ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada, a variação média anual das tarifas transitórias de Venda a Clientes Finais em Baixa Tensão Normal é de 0,2%”.

Compete à ERSE apresentar, até 15 de Outubro de cada ano, uma proposta de tarifas para a energia eléctrica a vigorar no ano seguinte, que submete a parecer do Conselho Tarifário. Após o parecer e análise das questões levantadas por este órgão independente da ERSE e pelas entidades previstas em regulamento, o Conselho de Administração aprova as tarifas e preços para a energia eléctrica que passam a vigorar a partir de 1 de Janeiro de 2022.

Os consumidores com tarifa social vão beneficiar de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de Venda a Clientes Finais, de acordo com o estabelecido pelo Despacho n.º 9977/2021, de 14 de outubro, do membro do Governo responsável pela área da energia, como sublinha a ERSE em comunicado.