O Portal da Queixa identificou uma subida significativa do número de reclamações relacionadas com o Autovoucher. Entre 28 de Fevereiro e 6 de Março, o número de queixas disparou 69% comparativamente com a semana anterior. Dificuldades com o reembolso e problemas com a inscrição/adesão são os principais motivos de queixa dos consumidores.
Esta segunda-feira, o subsídio mensal de cinco euros do Autovoucher passa a ser de 20 euros para colmatar a forte subida do preço dos combustíveis no bolso dos consumidores. A medida foi anunciada pelo Governo, na sexta-feira passada, de modo a mitigar o impacto do aumento do preço petróleo, agravado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Nos últimos dias, a maior movimentação gerada pelos contribuintes no site do IVAucher – mesma plataforma que gere o Autovouvher -, resultou na intensificação das reclamações registadas no Portal da Queixa dirigidas à SaltPay, a operadora responsável pela gestão do programa.
Segundo a análise da rede social de consumidores, entre 28 de Fevereiro e 6 de Março, o número de queixas disparou 69% comparativamente com a semana anterior. Em apenas dois dias (5 e 6 de Março), as reclamações dirigidas à operadora SaltPay representam 29% do total de queixas verificado desde o início do ano.
Entre os principais motivos de reclamação dos portugueses estão as dificuldades com o reembolso, problemas com a inscrição no programa e na adesão ao Autovoucher, condição necessária para aceder ao apoio e usufruir do desconto.