Os dados do sistema de geomarketing Sales Index, ds Marktest, revelam que em apenas 7 concelhos estão concentrados 25,01% do poder de compra de Portugal Continental. Só os concelhos de Lisboa, Porto e Sintra, respondem por 14,91% do total do poder de compra, o que mostra as assimetrias regionais que continuam a caracterizar Portugal.
Criado pela primeira vez em 1992, o índice sales index permite acompanhar anualmente como se caracterizam os concelhos do Continente em relação aos indicadores de poder de compra regional.
A edição de 2022 deste índice mostra-nos as já habituais assimetrias regionais com um elevado peso de um conjunto muito restrito de concelhos. Em apenas 5 concelhos, que ocupam uma área inferior a 1% (0,7%) do território do Continente, estão concentrados um quinto (20,35%) do total do poder de compra de Portugal Continental.
Este índice, que totaliza 1.000 no conjunto dos 278 concelhos do Continente, apresenta um valor máximo em Lisboa (84,98‰). Porto é o segundo concelho com maior poder de compra, seguido de Sintra, Vila Nova de Gaia e Oeiras.
Alargando esta análise, é possível verificar que um terço do poder de compra do Continente está concentrado em apenas 13 concelhos e que metade deste índice está localizado em 27 concelhos (ver mapa).

Estes 27 concelhos representam apenas 6% da área total do Continente, mas concentram 49% da sua população residente, 28% do parque habitacional, 45% das dependências bancárias, 49% da actividade do Multibanco, 47% dos estabelecimentos comerciais, 56% dos registos de automóveis, 46% do consumo de electricidade ou 71% dos médicos inscritos na Ordem. Nestes concelhos localizam-se 51% das empresas nacionais, 58% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 28% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais).
O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1.000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.
É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.
Fonte: Marktest