Sony apresenta a nova geração de VR para a PlayStation 5

O 'PlayStation VR2' promete uma maior sensação de presença nos mundos de jogo, permitindo ao jogador sentir uma diversidade de sensações, consoante o cenário.

A Sony Interactive Entertainment apresentou, esta quarta-feira, a nova geração do sistema de realidade virtual para a consola PlayStation 5, denominado oficialmente de ‘PlayStation VR2’, e o novo comando ‘PlayStation VR2 Sense’. Foi ainda revelado o novo Horizon Call of the Mountain, criado especificamente para tirar o máximo partido da nova geração de realidade virtual da PlayStation.

O ‘PlayStation VR2’ promete uma maior sensação de presença nos mundos de jogo, ao sentirem uma diversidade de sensações, consoante o cenário.

Para uma experiência visual de alta fidelidade, o ‘PlayStation VR2’ oferece visuais em 4K HDR, campo de visão de 110 graus e renderização optimizada, num ecrã OLED, onde os jogadores podem esperar uma resolução de 2000×2040 por olho e taxas de fotogramas suaves de 90/120Hz. Com rastreio de dentro para fora, o headset do ‘PlayStation VR2’ rastreia o jogador e o comando através de câmaras integradas incorporadas nos auscultadores VR, onde os movimentos e a direcção do olhar são reflectidos, não sendo necessária uma câmara externa.

De realçar a tecnologia do ‘PlayStation VR2 Sense’, que combina o rastreio do movimento dos olhos, o feedback do headset, o áudio 3D e o comando ‘PlayStation VR2 Sense’ para criar uma sensação de imersão. Com a nova funcionalidade sensorial do feeback do headset, criado por um único motor incorporado com vibrações que adicionam um elemento táctil inteligente, as sensações das acções do jogador no jogo são amplificadas, aproximando-o da experiência de gameplay.

O Tempest 3D Audio Tech da consola de nova geração permite que os sons no ambiente do jogador ganhem vida, aumentando o nível de imersão de jogo. Ainda, o PlayStation VR2 detecta o movimento dos olhos do jogador, permitindo que, com um simples olhar numa direcção específica, o jogador interaja de forma mais intuitiva e realista, originando uma resposta emocional elevada e uma expressão optimizada que proporciona um novo nível de realismo nos jogos.

A Sony Interactive Entertainment revelou ainda, através do Blog Oficial da PlayStation, o novo Horizon Call of the Mountain que está a ser desenvolvido especificamente para PlayStation VR2, pelos estúdios Guerrilla e Firesprite, e que irá permitir uma exploração mais aprofundada do mundo de Horizon.