Sunenergy instala novo posto de carregamento em Santarém

O equipamento já está em funcionamento e encontra-se disponível para todos os utilizadores de viaturas eléctricas no Complexo Aquático Municipal de Santarém.

A Sunenergy, empresa especializada em soluções de produção de energia eléctrica a partir do sol, instalou um novo Posto de Carregamento de Viaturas Eléctricas Ultra-rápido (PCUR) de 180 kW em Santarém.

Este posto de carregamento surge no âmbito de um concurso público lançado pela Mobi.e ganho pela Sunenergy e que consistiu na instalação completa da infraestrutura, a sua ligação à rede pública gerida pela Mobi.e e a sua exploração por um período de 10 anos. Santarém foi uma das cidades escolhidas devido à sua centralidade, preocupação com as questões da sustentabilidade e pela sua proximidade a eixos rodoviários importantes, como a A1, a A15 e a N3, estando o PCUR instalado a cerca de 5 minutos de distância de cada um deles.

O equipamento já está em funcionamento e encontra-se disponível para todos os utilizadores de viaturas eléctricas no Complexo Aquático Municipal de Santarém.

A Sunenergy vai instalar, ao longo do ano de 2022, um conjunto de sete equipamentos, em várias cidades, de norte a sul do país. Estes equipamentos, com uma potência de 180kW, conseguem carregar 80% da bateria de uma viatura eléctrica em menos de 30 minutos. Durante este tempo, o Utilizador de Viaturas Eléctricas (UVE) pode aproveitar para tomar um café na cafetaria ou mesmo almoçar no restaurante do Complexo.

Esta nova área de negócio da Sunenergy insere-se na sua política de diversificação, alinhada com o seu posicionamento enquanto empresa, e que surge devido ao aumento crescente da utilização de viaturas eléctricas em Portugal, de acordo com os dados de vendas de automóveis no país. A frota automóvel da Sunenergy também é, em boa parte, eléctrica, contando com 8 viaturas totalmente eléctricas e uma híbrida.