SunEnergy instala o primeiro HUB de carregamento em Portugal

O primeiro HUB, instalado pela SunEnergy, acaba de ser inaugurado em Leiria. Seguem-se seis outros em Guimarães, Matosinhos, Viseu, Coimbra, Loures e Loulé.

A SunEnergy, uma empresa especialista em soluções de produção de energia eléctrica a partir do sol, acaba de entrar na área de instalação e operação de Postos de Carregamento de Veículos Eléctricos (PCVE), com a inauguração de uma nova área de negócio. O primeiro HUB foi instalado pela SunEnergy e acaba de ser inaugurado em Leiria. Seguem-se seis outros, que vão ficar prontos nas próximas semanas, em Guimarães, Matosinhos, Viseu, Coimbra, Loures e Loulé.

Este é o primeiro grande passo da Sunenergy na área da mobilidade eléctrica, uma nova área de negócio da empresa, que se junta aos painéis solares, a sua principal actividade, e que faz todo o sentido, atendendo ao seu posicionamento enquanto empresa”, afirma Raul Santos, director geral e fundador da SunEnergy.

Cada Hub é constituído por um 1 PCVE de 150 kW (Posto de Carregamento Ultra-rápido): carrega 80% de uma bateria em cerca de 30 minutos; 3 PCVE de 50 kW (Posto de Carregamento Rápido): carregam 80% de uma bateria em cerca de 1,5 horas e 5 PCVE de 22 kW (Posto de Carregamento Normal): carregam 80% de uma bateria em cerca de 3,5 horas.

Estes Hubs foram colocados a concurso pela Mobi.e, tendo a Sunenergy saído vencedora de 7 dos 9 concursos, entre mais de 20 entidades que concorreram, sendo dessa forma a entidade escolhida para a construção das infra-estruturas que incluiu toda a obra civil, a colocação de rede de cabos, a instalação de um monobloco de betão com um posto de transformação de 630 kVA, a instalação de 9 PCVE em cada HUB, a sua colocação em funcionamento e também o seu licenciamento junto da Direcção-Geral de Energia e Geologia.